quinta-feira, 19 de março de 2015

'Não tem reforma ministerial', diz Dilma após demissão de Cid Gomes

     A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (19) que não fará reforma ministerial em seu governo neste momento. Segundo a presidente, não há "perspectiva" para alterar "nada nem ninguém" e eventuais mudanças serão "pontuais".
     Na noite desta quarta (18), o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão à presidente após discutir com deputados no plenário da Câmara. Dilma disse a jornalistas que a troca no comando da pasta será feita "o mais rápido possível."
  
    "Vocês [imprensa] estão criando uma reforma no ministério que não existe. São alterações pontuais. Eu estou fazendo uma alteração pontual. [...] Eu não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você a alterar, como foi no caso do Ministério da Educação. Não tem reforma ministerial", afirmou Dilma.
     Questionada sobre se o Ministério da Educação será “devolvido” ao PT ou “entregue” ao PMDB, Dilma respondeu que não incluirá a pasta na divisão partidária do governo, já que, segundo ela, trata-se de um dos ministérios "mais importantes do país".
     "O MEC não é dado para ninguém. O MEC é um dos ministérios mais importantes do país porque eu tenho o compromisso de construir um caminho para a educação brasileira dando mais passos do que nós já demos", afirmou.

      Dilma voltou a dizer que o Brasil tem “todas as condições” de superar as dificuldades e afirmou que reforma ministerial é uma "panaceia" e não resolverá os problemas do país.
      “Não adianta vocês [jornalistas] ficarem perguntando se tem reforma ministerial porque não tem reforma ministerial. Eu não vou fazer. Reforma ministerial é uma panaceia, ou seja, não vai resolver os problemas. O que resolve os problemas nós estamos colocando em prática”, enfatizou.
G1 - Globo

Escute o áudio que deu inicio a toda discussão na câmara:

Agora assista a reportagem completa exibida pelo jornal nacional: